Protótipos e o porquê de usa-los antes de desenvolver seu produto final.

Beatriz Gonzales - UX Designer
4 min readAug 2, 2021

--

A importância da prototipação e porque usá-la na construção de produtos digitais.

Mulher branca, estudante de cabelos castanhos encaracolados segurando um modelo de prototipação de um capacete.
Photo by Tool., Inc on Unsplash

Primeiro, o que é um protótipo ?

Costumo dizer que o protótipo é a concretização de uma ideia em algo físico. Assim como para construir uma casa precisamos de um projeto antes de começarmos a construção, para criarmos um produto/serviço temos a necessidade de um projeto sobre o que estamos pensamos em desenvolver, esse “projeto” costumamos chamar de protótipo.

A prototipação funciona como um processo de “teste” antes de desenvolvera entrega final. Onde podemos usar e interagir com o produto, confirmando e validando hipóteses melhorando assim a experiência do usuário antes de desenvolvermos o produto final.

Todo esse processo diminui os riscos de lançar um produto ruim, ou que seria um fracasso.
Acho que todo mundo já teve aquela sensação de que tinha acabado de criar algo incrível, mas quando foi mostrar o resultado para alguém percebeu que a ideia não era tão boa assim, ou poderia ser melhorada… Às vezes nos empolgamos com algo criado e nem pensamos na viabilidade daquilo. Isso acontece porque no campo das ideias tudo é possível. Tudo dá certo! Você pensa no produto/serviço final de acordo com aquilo que você considera válido para você e esquece que nem sempre você é o seu público alvo.

Porque a prototipação é importante

Primeiramente, nela podemos testar de forma rápida e barata se nossa ideia será aceita por outras pessoas antes de gastar tempo/dinheiro e mão de obra no desenvolvimento final de um produto. Novos produtos e serviços nem sempre apresentam dados suficientes para serem certeza de aceite no mercado ou não. O Uber, por exemplo, no seu primeiro protótipo previa trabalhar com carros luxuosos em uma espécie de serviço de motoristas particulares compartilhados. Travis Kalanick e Garrett Camp, os criadores do Uber, não tinham dados suficientes para prever se a ideia daria certo, afinal a ela não tinha sido desenvolvida por ninguém ainda. O método mais rápido e fácil de colher dados sobre a nova ideia foi através de protótipos e pesquisas que geraram o primeiro MVP do aplicativo, aos poucos o conceito foi se adaptando e dando forma ao Uber que conhecemos hoje em dia. Os criadores do Uber não ficaram durante anos pensando e pesquisando sobre como desenvolver um serviço perfeito e sem falhas para ser lançado, eles simplesmente criaram um MVP do que eles consideravam que daria certo e lançaram no mercado para poderem ir adaptando conforme os comentários dos usuários.

O segundo ponto do porque a prototipação é importante é um dos considerados pelas empresas: baixo custo das alterações. Durante a fase de prototipação menos times estão envolvidos no processo de desenvolvimento e criação, com isso o custo (tempo e dinheiro) do produto se torna menor. Torna-se muito mais fácil realizar uma alteração de layout, por exemplo, no protótipo de um aplicativo do que em um app em desenvolvimento. Durante o desenvolvimento final vários times estão envolvidos no processo de produção desde o marketing, negócios, desenvolvedores até o próprio time de customer support, isso acaba gerando muito mais custos e tempo para aprovar qualquer mudança se algo der errado em seu produto.

Como tornar meu protótipo efetivo?

Protótipos servem para testar se tudo o que você imaginou no campo das ideias dará certo fisicamente. Então para um protótipo ser efetivo é necessário focar no desenvolvimento correto da interação/fluxo ou comunicação efetiva que você tem como objetivo em testar. Lembre-se que é uma “simulação da realidade” então, por exemplo, se quero testar todo o fluxo de botões e interações da tela Home, devo focar nestas interações e não em criar fluxos de uma outra pagina, por exemplo. Por isso que o mais importante é primeiro entender o que você esta testando. Qual o objetivo que quero chegar ao testar algum fluxo, interação, etc…

“ O que eu pretendo descobrir ao criar esse prototipo”?

Somente a criação do protótipo não é suficiente: é necessário saber coletar dados e insights do seu projeto de modo a desenvolver um produto final de melhor qualidade. Teste seus protótipos baseados nas informações que você vem supondo durante todo o processo. O protótipo serve para confirmar se estas dúvidas estão corretas ou não. Os testes produzem dados concretos para melhorar seu design e produto, não suposições.
Em resumo o protótipo serve para testar, errar, aprender e principalmente compartilhar com seu time os dados coletados, tornando mais fácil entender o porquê de determinada ideia ter dado certo ou não, antes do time se apegar muito a um novo produto.

E vocês quais processos de design e metodologias usam para coletar dados e insights de um protótipo?

Deixo aqui a dica de duas referências que me ensinaram um pouquinho mais sobre Prototipação efetiva:

Livro: Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias — Jake Knapp

Curso: Prototyping Techniques for UX Design, Pluralsight

Sobre mim:
Sou Arquiteta de formação com cursos complementares em UX Design. Me fascino com todo o processo de Design e tecnologia e venho adorando trabalhar com UX/UI Design.
Atualmente sou UI/UX Designer na Avanade Brasil.

Beatriz Gonzales

--

--

Beatriz Gonzales - UX Designer
Beatriz Gonzales - UX Designer

Written by Beatriz Gonzales - UX Designer

Sr Analyst UI/UX Design at @AvanadeBrasil. Talk about design, career, and technology. 👉